Petronio Gomes

Alors on y va?

Je parie

O eSport é um desporto?

A noção de eSport suscita debates interessantes especialmente quando se trata de saber se pertence à categoria de competições desportivas. Apesar do facto de milhões de pessoas estarem envolvidas, existem correntes que vazam várias teorias. Para alguns, o jogo não pode satisfazer as normas exigidas para ser reconhecido como um verdadeiro desporto. Para outros, esta afirmação é totalmente errada, uma vez que existem muitas semelhanças entre as duas disciplinas.

Uma arena de fãs num torneio eSport

eSport: o que precisa de saber de antemão

eSport é um termo anglófono para o desporto electrónico em português. Refere-se a uma disciplina de jogos competitivos que são jogados na Internet entre duas equipas. Cada equipa pode ser composta por um ou mais membros.

A história do eSports

Os primeiros concursos eSport foram organizados nos anos 70 nos Estados Unidos. Deve dizer-se que o eSports já existia nessa altura, mas de uma forma diferente. Foi o advento da Internet, no início dos anos 90, que revolucionou a visão do conceito. Muito rapidamente, houve grandes centros como a Liga Profissional de Cyberathlete. Estas influenciaram enormemente as actividades profissionais das equipas, estabelecendo as primeiras regras do jogo.

Em 2014, o Departamento de Estado dos EUA reconheceu os primeiros grandes jogadores profissionais de eSports. A decisão abre as portas aos jogadores que competem em torneios mundo incluindo a famosa competição de jogos da League Of Legends. Ao longo dos anos, outros eventos não hesitam em alargar as cores do eSport, que se impõe na arena dos grandes eventos desportivos.

Ampliar as principais características do eSport

Tal como os desportos clássicos, os jogos eSports têm características específicas incorporadas.

  • Uma visibilidade impecável: tem em conta a renderização de gráficos. De facto, o jogo de vídeo deve permitir aos espectadores compreender todas as acções de um torneio em grande detalhe. Caso contrário, o jogo não teria qualquer interesse em ser seguido.
  • Princípios do jogo fáceis de compreender: os jogos electrónicos são geralmente fáceis de compreender, o que promove o seu domínio. No entanto, encontramos jogos orientados para o princípio "5 minutos para aprender, mas uma vida inteira para dominar".
  • Uma ausência do factor sorte: jogos desportivos colocam mais ênfase no talento dos concorrentes. Nenhum membro aposta a vitória da sua equipa na sorte.
  • Reflexão e paciência.
  • Boa coordenação da equipa.

Existem também outras características tais como destreza, suspense, vigilância, etc.

Por outro lado, alguns jogadores de eSport acreditam que os desportos de videojogos requerem um desempenho cerebral e mental que nem sempre se encontra nos desportos tradicionais. Uma tal afirmação é compreensível quando se olha para alguns jogos estratégicos como CS: GO ou Fortnite. Por conseguinte, seria normal não restringir esta disciplina única numa caixa.

Vous aimez ? 3.5/5 de 12 appréciations

Comece a aventura:

Espero que a sua viagem neste blog tenha sido instrutiva, se tiver quaisquer comentários ou perguntas, não hesite em enviar-me um e-mail:

[email protected]

Já viram todos os meus artigos?


Obrigado por ler


O acesso de menores de 18 anos é estritamente proibido.
Seja responsável, jogue com moderação.