A noção de eSport suscita debates interessantes especialmente quando se trata de saber se pertence à categoria de competições desportivas. Apesar do facto de milhões de pessoas estarem envolvidas, existem correntes que vazam várias teorias. Para alguns, o jogo não pode satisfazer as normas exigidas para ser reconhecido como um verdadeiro desporto. Para outros, esta afirmação é totalmente errada, uma vez que existem muitas semelhanças entre as duas disciplinas.
eSport é um termo anglófono para o desporto electrónico em português. Refere-se a uma disciplina de jogos competitivos que são jogados na Internet entre duas equipas. Cada equipa pode ser composta por um ou mais membros.
Os primeiros concursos eSport foram organizados nos anos 70 nos Estados Unidos. Deve dizer-se que o eSports já existia nessa altura, mas de uma forma diferente. Foi o advento da Internet, no início dos anos 90, que revolucionou a visão do conceito. Muito rapidamente, houve grandes centros como a Liga Profissional de Cyberathlete. Estas influenciaram enormemente as actividades profissionais das equipas, estabelecendo as primeiras regras do jogo.
Em 2014, o Departamento de Estado dos EUA reconheceu os primeiros grandes jogadores profissionais de eSports. A decisão abre as portas aos jogadores que competem em torneios mundo incluindo a famosa competição de jogos da League Of Legends. Ao longo dos anos, outros eventos não hesitam em alargar as cores do eSport, que se impõe na arena dos grandes eventos desportivos.
Tal como os desportos clássicos, os jogos eSports têm características específicas incorporadas.
Existem também outras características tais como destreza, suspense, vigilância, etc.
Apesar da sua evolução paralela, os desportos clássicos e eSports partilham pontos comuns em vários aspectos.
Ambos os desportos envolvem a noção de competição. Quer se prepare para um jogo de futebol ou um torneio Overwatch, trabalhar no seu desempenho é uma obrigação. A ideia de melhorar os pontos fortes refere-se inelutavelmente ao treino regular. O jogador profissional de eSports pode assim trabalhar os seus movimentos e capacidades gestuais para poupar tempo durante as competições. O mesmo processo pode ser encontrado nos desportos clássicos quando um jogador de ténis aprende a dominar o seu jogo de arremesso.
Outra semelhança entre os dois desportos é o aspecto do entretenimento. De facto, os desportos electrónicos provocam uma atmosfera louca durante os campeonatos. Milhões de fãs não hesitam em ligar-se para viverem momentos intensos de acção em streaming. Melhor ainda, no mundo do eSports, os jogadores profissionais são justamente reconhecidos e decorados da mesma forma que os atletas desportivos.
A diferença entre os desportos reais e electrónicos pode ser vista na actividade física e cerebral.
Obviamente, o primeiro requer uma actividade física bastante intensa (treino e jogos oficiais) que pode durar várias horas. O corpo de um atleta profissional está habituado a um estilo de vida regular e rigoroso. Para este fim, pode encontrar profissionais com corpos massivos ou musculares de treino duro. Por exemplo, um shot putter desenvolve músculos dos braços e pernas para as suas performances, o que não é o caso de um jogador.
ESport não requer tanta actividade física. É reproduzido num ecrã. Portanto, o jogador não precisa de fazer uma série de flexões ou extensos exercícios antes de competir. O trabalho que o jogador faz é essencialmente gestual. Ao contrário dos desportos reais onde o treino é programado para construir o corpo, os jogadores podem treinar todos os dias, como um vício.
Por outro lado, alguns jogadores de eSport acreditam que os desportos de videojogos requerem um desempenho cerebral e mental que nem sempre se encontra nos desportos tradicionais. Uma tal afirmação é compreensível quando se olha para alguns jogos estratégicos como CS: GO ou Fortnite. Por conseguinte, seria normal não restringir esta disciplina única numa caixa.
Vous aimez ? 3.5/5 de 12 appréciations
Espero que a sua viagem neste blog tenha sido instrutiva, se tiver quaisquer comentários ou perguntas, não hesite em enviar-me um e-mail:
Já viram todos os meus artigos?
Obrigado por ler
Contacto e informação legal
(c) 2025
O acesso de menores de 18 anos é estritamente proibido.
Seja responsável, jogue com moderação.