Um fenómeno mundialmente famoso, eSports trouxe uma certa revolução no mundo do desporto. Os estádios quase não precisam de ser preenchidos e os canais não têm direitos de transmissão para competir. De facto, o esports não envolve a utilização destes meios tradicionais de exposição. Num mundo puramente digital, deve a sua prosperidade ao streaming da Internet. Amantes de jogos e jogos de vídeo, descubram aqui os vários canais para viverem os vossos concursos no desporto.
Vindo da contracção do termo inglês "electronic sport", eSport refere-se simplesmente à prática de jogos de vídeo competitivos. Na realidade, trata-se de jogos virtuais em que o jogador deve enfrentar um adversário ou um grupo de outros jogadores. Esta disciplina reúne milhões de adeptos (tanto jogadores como espectadores) e tem vindo a crescer cada vez mais nos últimos anos.
Muitos torneios amadores e profissionais são realizados online através da Internet, mas também durante eventos espectaculares. Ao contrário do que se poderia pensar, este fenómeno não é assim tão jovem. Em 1970, os primeiros concursos de jogos de vídeo já estavam a ser gravados. A chegada da ligação à Internet, no entanto, aumentou dez vezes, conferindo-lhe uma dimensão global.
Ao longo dos anos, a primeira grande onda de serpentinas deu origem a uma série de plataformas de streaming esport. Estes permitiram a mais de 100 milhões de pessoas, em todo o mundo, assistir aos melhores torneios eSport ao vivo.
Considerado como um must in streaming, Twitch é o site que trouxe uma verdadeira mudança na visão dos esports. Até agora, está entre as maiores plataformas do mercado com milhões de utilizadores.
Com a melhoria e actualização do calendário ao longo do tempo, o conteúdo do jogo é bastante rico e diversificado no Twitch. Estes incluem títulos de League of Legends, CS: GO, Fortnite, Overwatch, Apex Legends, Dota 2, World of Warcraft, etc. Em poucas palavras, quase todos os jogos mais importantes, mais vistos e mais jogados do mundo são cobertos pela plataforma.
Enquanto o Twitch cresce com as suas transmissões ao vivo de eventos eSports, o YouTube não queria ser deixado para trás. Com a secção Jogo no YouTube, os jogadores têm um espaço no qual têm a oportunidade de oferecer a sua jogabilidade ao vivo. Actualmente no YouTube, Fortnite ganha o título de jogo mais visto, com mais de 9 milhões de visualizações por mês. Os tutoriais Call of Duty e Minecraft, entretanto, estão entre os vídeos mais vistos na plataforma.
Por outro lado, o YouTube apenas consegue live stream os torneios mais importantes: League of Legends ou Counter-Strike: Global Offensive. Isto acontece porque a plataforma ainda não é capaz de gerir os acordos com as casas que fornecem as principais ligas de eSports.
Quando se trata de negócios, o Facebook e o Google são dois rivais notáveis. A entrada do YouTube no mercado de streaming viu uma réplica da rede social. De facto, o Facebook criou um sistema de seguimento que lhe permite ver os torneios e as jogadas dos seus amigos directamente no seu stream.
Por outro lado, o Facebook tem sido até um pouco mais agressivo quando se trata de torneios. Fez acordos com a ESL para obter exclusividade em certos jogos, tais como Global Offensive, Counter-Strike e Dota 2.
Vous aimez ? 4.9/5 de 9 appréciations
Espero que a sua viagem neste blog tenha sido instrutiva, se tiver quaisquer comentários ou perguntas, não hesite em enviar-me um e-mail:
Já viram todos os meus artigos?
Obrigado por ler
Contacto e informação legal
(c) 2025
O acesso de menores de 18 anos é estritamente proibido.
Seja responsável, jogue com moderação.